sexta-feira, 3 de setembro de 2010

RECOMEÇA ASFALTAMENTO DE RUAS

Tapera

asfalto02  As obras de asfaltamento das oito ruas de Tapera foram reiniciadas nesta terça-feira, 31 de agosto. O reinicio deu-se pela Rua Antonio Libório Bervian, desde a Avenida Tancredo Neves até a Avenida Xv de Novembro, no sentido leste. Conforme o cronograma das obras, ditado pela Conpasul, a próxima rua a receber o asfalto é a Rui Barbosa, que junto com a Libório, foram as primeiras ruas preparadas para receber a benfeitoria. Nestas ruas foram retiradas árvores inadequadas, e que ofereciam risco das raízes prejudicarem o asfalto, e feita a canalização da Corsan naqueles terrenos sem entrada de água.

  Conforme o prefeito, que ontem à tarde conversou com os responsáveis pela Conpasul, o trabalho daqui para frente não deverá sofrer solução de continuidade, a não ser que ocorra falta de material para o processamento do asfalto na usina que fica localizada em Carazinho.

  O prefeito Ireneu Orth aproveitou para chamar a atenção dos proprietários, cujas calçadas dos passeios foram danificadas em razão da retiradas de árvores, que providenciem na restauração para que assim nossa cidade ofereça um bonito aspecto que é propiciado pelo asfaltamento.

JORNALISTA DE ZERO HORA NA FEIRA DO LIVRO

Tapera

davidcoimbra     O jornalista e escritor David Coimbra, que esteve em Tapera por ocasião da abertura solene da Semana da Cultura e da Feira do Livro, não fugiu á regra. Jornalista bom de texto fala pouco, mas mesmo assim deixou o seu recado a uma seleta platéia que, em que pese o mau tempo, foi até o Tenarião em bom número, para ouvi-lo falar sobre o quanto é importante a leitura na vida das pessoas, em palestra que teve como tema “A Arte da Comunicação”.

Demonstrando certa timidez, David Coimbra se apresentou como um jornalista multimídia: trabalha na Zero Hora, tem um Blog, atua na TV COM e Rádio Atlântida, além de já ter escrito 14 livros, estando por lançar a sua quinta obra literária.

De cara elogiou Tapera por auto denominar-se Cidade Cultura, “pois o que ocorre normalmente são as cidades auto denominarem-se capital disso ou daquilo”, comemorou. A partir daí passou a narrar fatos e experiências de sua trajetória como jornalista pelo mundo, dando seu testemunho de que leitura e cultura são fundamentais na vida das pessoas.

Citou a história de um criminoso, o Monstro do Partenon, que não sabia ler nem escrever, e que, quando na prisão, com a ajuda de uma Assistente Social, acabou escrevendo o Diário de um Diabo que ele, David, ajudou a formatar. Conta que depois que sabia ler, leu Sidnei Sheldon, se apaixonou tanto que virou escritor e assim acabou e transformando noutra pessoa. “Eu que conhecia a sua história, conversei com ele depois, e vi que era outra pessoa, que nada tinha a ver com o criminoso de então” testemunhou.

Depois contou algumas passagens de sua participação na Copa do Mundo da Coréia e do Japão em 2002, quando pode constatar pessoalmente a evolução dos japoneses que é o povo que mais lê no mundo, razão pela qual, segundo ele, é o país mais avançado do planeta. Tudo em razão da leitura e da cultura.

Citou também o caso de Emerson, jogador da Seleção Brasileira. “Ele era tímido, gago e tinha a língua presa” descreve, contando que o encontrou nesta mesma Copa de 2002, totalmente diferente, falando várias línguas e transformado no líder do grupo perante a comissão técnica. Vendo aquela transformação não resistiu e perguntou ao Emerson o que tinha acontecido com ele. Ao que Emerson respondeu que o culpado disso é o Felipão que sempre exigiu estudo e leitura de seus jogadores. Contou que chegou para sua professora e perguntou o que poderia fazer para superar as dificuldades que tinha, ao que ela respondeu: “leia, leia bastante” aconselhou.

Dito isso tornou a elogiar Tapera por auto denominar-se Cidade Cultura, “pois são essas coisas que podem mudar o destino das pessoas e do município. A leitura é importante e fundamental porque é através da palavra que as pessoas têm a oportunidade de pensar. As coisas só existem quando a gente fala nelas e isso tudo é proporcionado pelo poder da leitura”, aproveitando para citar o princípio da psicanálise que baseia a cura através da palavra. “Se temos a palavra nós tem um instrumento para compreender a realidade e para nos compreender também” sintetizou o jornalista.

Fonte: site do municipio

O MELHOR É PREVENIR

Tapera

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, no decorrer deste mês, uma campanha de intensificação da vacina contra a Hepatite B, em crianças e adolescentes da faixa etária de 11 à 19 anos. Esta proposta foi lançada pelo governo do Estado do RS,visando a vacinação destes jovens em parceria com as Secretarias da Saúde e de Educação. Frente a isso, os profissionais da Secretaria da Saúde de Tapera, realizaram uma sensibilização com a direção das escolas e com alunos nesta faixa etária, propondo a realização de trabalhos em sala de aula referentes as hepatites virais e recolhimento das carteiras de vacinação dos alunos para posterior avaliação de esquema vacinal por profissionais da saúde.

Os alunos que estavam com alguma vacina não realizada ou com esquema incompleto, foram notificados e orientados a procurar a sua Unidade de Saúde, nos horários de atendimento, para a realização destas.

SEMINÁRIO DO LEITE AGRADOU

Selbach

Foi sucesso absoluto, conforme avaliação de técnicos e produtores, o Seminário Regional do Leite realizado, na comunidade de Linha São Pascoal, no dia 27 de agosto. O encontro contou  com a participação de quase duzentos criadores dos municípios da região do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí.

Na abertura oficial, o Prefeito Rudi Seger destacou a importância da atividade leiteira no município, uma vez que além de manter principalmente os jovens no campo gerando renda, também contribui com aproximadamente 16% da arrecadação total de impostos. O prefeito falou ainda de sua enorme preocupação com a grande defasagem de preço, entre aquele que produz e o consumidor final, ficando a maior fatia do bolo para as indústrias de processamento.

Para os organizadores ficou a certeza de que novos encontros devem ser promovidos, uma vez que a evolução tecnológica é constante e o produtor tem que se qualificar periodicamente, para acompanhar as mudanças e ter uma rentabilidade financeira adequada, pela difícil atividade que exerce diariamente.

Sady Afonso Junges – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agro pecuário.

PREFEITURA ARRENDA PEDREIRAS

Quinze de Novembro

       Prefeito Clair  Durante esta semama o prefeito municipal Clair Tomé Kuhn(foto) e os proprietários de pedreiras do interior do município assinaram o contrato de arrendamento que possibilita à prefeitura o licenciamento ambiental destas. A assinatura foi realizada no cartório de serviços notariais do município, com a supervisão da tabeliã responsável. Após licenciamento nos órgãos competentes, o cascalho retirado destes locais será utilizado para reforma e melhoramento de estradas no interior do município.

Com as chuvas intensas que atingiram Quinze de Novembro no início do ano e devido ao decreto de situação de emergência, foi obtido um recurso de 700 mil reais junto ao Ministério da Integração Nacional. Através deste recurso, serão feitas reformas e melhorias em estradas, bueiros e uma ponte. Com a utilização do cascalho das pedreiras arrendadas, serão melhorados 250 quilômetros de estradas no interior do município. As estradas em boas condições de trafegabilidade vão proporcionar mais comodidade a população.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

INTERIOR FOI ALVO DE FURTOS

Fortaleza dos Valos

   Depois de algum tempo sem registrar fatos desta natureza, o municipio de Fortaleza voltou a ser noticia devido a furtos edm propriedades rurais. Desta vez, porém, os ladrões agiram em outros locais, praticando furtos de vários objetos na localidade de Fazenda Colorado. Naquele local, na madrugada desta terça-feira, os ladrões atacaram um galpão de uma propriedade rural, dois estabelecimentos comerciais, o posto de saúde e o Ginásio de Esportes. Como tem acontecido em outros furtos, infelizmente ninguém foi visto praticando tais atos, que só são descobertos pela manhã, assim que os proprietários e funcionários acordam para iniciar a sua jornada diária.

MUNICIPIO INVESTE EM MORADIAS

Quinze de Novembro

Assinado contrato de construção de quatro casas para famílias em situação de risco

        Na segunda-feira (23), foi realizada a assinatura do contrato para a construção de quatro casas que vão beneficiar famílias que possuem suas residências em situação de risco. A empresa Arquimarx, vencedora da licitação, vai construir as quatro unidades habitacionais. O recurso para a construção foi obtido através da Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano devido à situação de emergência enfrentada pelo município com as chuvas no começo do ano.

O valor total da obra é de 77 mil reais, sendo 60 mil provenientes do convênio com a Sehadur e o restante de contrapartida do município. A previsão de conclusão das quatro casas é de quatro meses. As unidades habitacionais vão beneficiar famílias da localidade de Sede Aurora e Volta Gaúcha.