sexta-feira, 15 de maio de 2009

MUDA SECRETARIO DE OBRAS EM XV DE NOVEMBRO

Quinze de Novembro

   Agora é oficial. Liberto Scharb não coordena mais a secretaria de obras do municipio. A informação foi repassada por ele mesmo na manhã desta sexta-feira. Segundo Liberto, isso já estava previsto desde o início do mes, mas somente agora foi sacramentado. Quem assume o seu posto é o vereador do PDT Cigano, que representa a localidade de Santa Clara do Ingaí. Sobre os motivos que o levaram a se afastar do cargo estão suas responsabilidades junto a uma empresa onde também exerce funções profissionais a mais de 5 anos, além de seus afazeres e negócios pessoais. Liberto destacou que não existe nenhum problema entre ele e o prefeito Clair e que continuará auxilliando a administração dentro de suas possibilidades, já que é o vice-prefeito de Quinze de Novembro.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

CHUVA VOLTOU A REGIÃO

Alto Jacuí

   A tão esperada chuva finalmente chegou ao estado e a região do Alto Jacui. Segundo alguns levantamentos realizados na quinta-feira, dia 14, em alguns municipios a chuva foi de até 100 milimetros, desde a terça-feira a tarde. A chuva mais forte em Ibiruba caiu na noite de quarta, quando praticamente não parou um instante. Conforme dados, na cidade de Ibirubá o total atingido foi de 95 milimetros, sendo que no interior algumas localidades tiveram um índice ainda maior e outras com menos intensidade. Em Alto Alegre, segundo o Secretário de Agricultura Mário Sosmeier, a chuva foi de 60 milimetros. Já em Fortaleza dos Valos de terça até quinta feira pela manhã o volume de chuva chegou aos 90 milimetros. Em Quinze de Novembro não foi diferente. Com a umidade os produtores esperam plantar as culturas e pastagens de inverno que já deveriam estar na lavoura. A recuperação de rios e barragens ainda não é acentuada. A previsão é de que na sexta-feira, dia 15 o tempo volte a ficar seco, com possibilidade de chover novamente entre os dias 23 e 24 deste mes.

VENDAVAL FAZ ESTRAGOS NA REGIÃO

Alto Alegre

   Depois de um período de mais de 60 dias sem chuva, o municipio de Alto alegre passou a enfrentar um novo problema. A chuva veio, mas acompanhada de uma tempestade de granizo que causou enormes prejuízos, principalmente em algumas localidades do interior. Segundo Mário Sosmeier, secretário de agricultura de Alto Alegre, em torno de 40 casas e galpões foram quase que totalmente danificados na suas coberturas. O fato aconteceu na manhã de quarta-feira,por volta das 10 horas e até agora não se sabe o  montante dos prejuízos. Mário disse ainda que além das casas e dos galpões, pomares de frutas também sofreram com o granizo, causando mais um prejuízo aos produtores que já estavam sofrendo com a redução da safra de verão e com o leite. A prefeitura vem colaborando com os moradores através da doação de lona, mas Mário destaca que há a necessidade de se consguir telhas de fibrocimento para a reconstrução dos telhados. Por enquanto só o municipio está colaborando com os produtores, mas deve ser encaminhado pedido de ajuda ao governo estadual.

terça-feira, 12 de maio de 2009

SUPERMERCADO É ROUBADO EM TAPERA

Tapera

   Numa ação ousada, ladrões roubam Mercado Santa Clara na noite de sábado em Tapera. Segundo a proprietária, o alarme do mercado foi acionado duas vezes. Na primeira vez a empresa que instalou o esquema de segurança no local acionou a Brigada Militar que juntamente com o seu esposo estiveram no local, mas nada foi constatado. Mais tarde, novamente o alarme foi acionado, quando ouviu-se também um barulho no interior do estabelecimento. Os seguranças e soldados da BM adentraram o local, mas os larápios foram mais ágeis e acabaram fugindo por um buraco aberto no telhado, por onde já haviam entrado. Como no lado de fora também estavam alguns brigadianos fazendo a proteção, houve troca de tiros entre eles e os ladrões, mas ninguém foi detido. Para tentar prender os larápios foram acionados ainda a BM de Lagoa dos Três Cantos e policiais rodoviários de Tapera. a proprietária disse que os ladrões conseguiram abrir o cofre e levaram vários cheques e algum valor em dinheiro. ela destaca que os cheques estão todos com o carimbo do mercado e alerta para que ninguém aceite os mesmos e se isso vier acontecer, avisar a Brigada Militar.