sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EXPOQUINZE: SEGUE O CRONOGRAMA

Quinze de Novembro

   Na quarta-feira, dia 16, acontece o lançamento oficial da Expoquinze 2009, feira que é realizada de dois em dois anos na Capital do Turismo do Alto Jacui. A festa de lançamento será no Clube 25 de Julho, para os comerciantes locais, autoridades regionais, imprensa e convidados especiais.

    O coordenador do evento Jaqueson Kempf disse que para este ano os espaços para os expositores serão aumentados em 50%, saltando de 100 para 150. Isso se deve ao novo Ginásio de Esportes que a administração está construindo próximo ao parque de exposições. Ele salientou que os primeiros estandes foram oferecidos aos associados da Associação Comercial, e, a partir da próxima semana o restante poderá ser comercializado pelos demais interessados em expor durante a feira.

   A Expoquinze acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, tendo como local o Complexo Esportivo do Esporte Clube Quinze de Novembro.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

REGIÃO CONTA OS PREJUÍZOS

Vitor Graeff

   O vendaval de segunda-feira, dia 07/09, deixou um rastro de destruição em vários municipios do estado. Na região do Alto Jacui não foi diferente e o municipio mais atingido foi Vítor Graeff. Mais de 400 residências tiveram seus telhados destruídos ou bastante danificados. Além disso inúmeras árvores foram arrancadas pela força do vento. A praça central, uma das mais bonitas do estado, com seus ciprestes com formatos de animais também foi quase que arrasada. No local o prédio do museu municipal foi atingido por uma árvore e ficou destruído.a manhã desta quarta-feira, municípios da região enviaram funcionários para auxiliar na reconstrução. As prefeituras de Não-Me- Toque, Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Mormaço e Tapera cederam funciónários. A Defesa Civil do estado enviou telhas de cimento amianto para ajudar os necessitados. A prefeitura não tem ainda as estimativas de quanto foi o prejuizo e nem  o tempo necessário para que trabalho de reconstrução seja realizado.

   Os outros municipios da região não tiveram grandes prejuízos com o vendaval e com as grande quantidade de chuva. Em Ibirubá algumas casa foram destelhadas no bairro Jardim. Várias árvores foram derrubadas pela ventania, sendo que no bairro Progresso uma delas caiu sobre um veículo que ficou bastante danificado. Além disso vários fios de telefone e da rede elétrica foram arrebentados por galhos que cairam sobre a fiação.