sábado, 24 de julho de 2010

ÓLEO DE COZINHA SERÁ RECOLHIDO TODO MES

Tapera

A destinação do óleo de cozinha arrecadado através de campanha realizada no mês passado, como ação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrerá no município mesmo, e não mais será enviado para Passo Fundo para transformação como cogitou-se inicialmente. O Departamento e o Conselho de Meio Ambiente, atendendo solicitação da Fepol, determinaram a destinação para a empresa que necessita do produto para desmoldar as formas que produzem postes de concreto, ocorrendo a destinação corretamente ecológica, ao mesmo tempo em que atende a legialação ambiental.

Na quarta-feira, 21, o prefeito Ireneu Orth, a secretária do Desenvolvimento Délcia Maldaner, a diretora do Departamento de Meio Ambiente Paula Rizzi e o representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente Telmo Borgmann, foram até a Fepol para fazer a entrega do produto arrecadado em recente campanha. O empresário Beto Ficagna e Dieverson Tomassoni, que responde pela Segurança do Trabalho, ressaltaram a preocupação da empresa em contribuir com ações que conduzam à preservação do meio ambiente. Revelaram também, que pela empresa já está realizando separação do lixo, com a classificação dos resíduos promovendo a sua destinação adequada e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A partir de agora, Departamento de Meio Ambiente juntamente com o Conselho, estão definindo os detalhes de uma campanha para coleta mensal do óleo de cozinha. Deverão ser definidos os locais em que a população poderá depositar o produto para que ele tenha a destinação correta junto a empresa Fepol.

fonte: site do municipio

TAPERA FAZ MAIS UM INVESTIMENTO EM SAÚDE

Tapera

Encontra-se em processo de licitação, com propostas a serem abertas no dia 27 de julho ás 09h, a construção de um Estabelecimento Assistencial de Saúde Municipal, na Rua Alberto Mânica, esquina com Av. Dionísio Lothário Chassot, na divisa dos Bairros Cohab com a Vila Brasília. A obra, com de 401,93M², será constituída por um único bloco principal com um pavimento, em alvenaria de tijolos cerâmicos, cobertura em telhas fibrocimento e esquadrias de alumínio, destinado a atendimento da saúde pública municipal, em projeto aprovado pela Secretaria Estadual da Saúde, Setor de Projetos da Vigilância Sanitária.

O valor orçado da obra é R$ 504.834,72, e a empresa vencedora da licitação terá um prazo de 10 meses para concluir o empreendimento que objetiva dinamizar o atendimento da população na área da saúde pública do municiípio de Tapera.

fonte: site do municipio

TURISMO É DISCUTIDO EM ENCONTRO

Gestores e técnicos do Turismo da Rota das Terras reúnem-se em Quinze de Novembro

        Para discutir o desenvolvimento turístico da região da Rota das Terras, gestores e técnicos da área estiveram reunidos na tarde de quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro. No encontro, foi apresentado o relatório das atividades do primeiro semestre, sendo também definido o planejamento estratégico para os próximos seis meses de 2010.

        Os principais esforços estarão voltados para divulgar o potencial turístico da região pela divulgação turística através do site, folders e de revista. Também serão disponibilizadas 112 placas de sinalização turística para a região, composta de 16 municípios. Ainda foi discutido o investimento de recursos para promoção turística, que será utilizado na elaboração de folders de divulgação dos roteiros turísticos e confecção do calendário de eventos regional.

Os gestores e técnicos também avaliaram a participação da região no Salão Gaúcho e Nacional de Turismo. Os participantes sentiram a necessidade de mais investimentos na divulgação do turismo regional, levando em conta que a região é promissora no setor.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SINDICATO É ALVO DE FURTO

Fortaleza dos Valos

   Os agricultores de Fortaleza dos Valos perderam parte da sua identidade. Isso se deve ao furto que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores do municipio na noite de segunda-feira. Segundo o presidente da entidade Mário César Weber da Luz, os ladrões arrombaram a porta da frente e vasculharam todo o interior do prédio. O mais grave, segundo ele, foi o furto de um cofre com aproximadamente 300 kilos que estava chumbado em uma parede. Ele destaca que no cofre estava toda a documentação que conta a história do sindicato, documentos de associados, cheques de agricultores e do próprio sindicato e uma quantia em dinheiro. O trabalho, segundo ele, deve ter sido realizado por várias pessoas, pois para carregar o cofre quando da sua instalação foram necessários em torno de 8 pessoas.

   Outro fato que chamou a atenção dos policiais do municipio foi o fato de um veículo Gol ter sido abandonado na estrada que demanda até a RS 481. Mais tarde verificou-se de que o véiculo também havia sido furtado na mesma noite, também em Fortaleza dos Valos. Não se sabe o porquê do seu abandono no local. A perícia foi chamada para fazer o levantamento técnico e verificar alguma pista que possa identificar os ladrões.