sexta-feira, 30 de julho de 2010

COQUEIROS MUDAM PAISAGEM DA CIDADE

Tapera

  O plantio de 52 mudas de Coqueiros ao longo do canteiro central da Avenida Dionísio Lothário Chassot está chamando a atenção positivamente da população. Trata-se de uma espécie de Coqueiro nativo do Rio Grande do Sul, que foi cultivado em Santa Catarina e transportado para Tapera atendendo-se a todas as normas ambientais. Os Coqueiros tem cerca de dois anos e, na medida em que forem crescendo mais bonita e vistosa deixarão a avenida que leva o nome do primeiro prefeito de Tapera.

A iniciativa de plantio dos Coqueiros é da Prefeitura de Tapera através do Departamento Municipal do Meio Ambiente, que desde janeiro de 2009, desenvolve um projeto para mudar o aspecto arborístico de Tapera, com retirada de árvores velhas, comprometidas e inadequadas e substituição por espécies adequadas. O objetivo é deixar a nossa cidade cada vez mais bonita, atraente e vistosa, com um padrão de arborização moderno adequado à realidade e às normas que regem o meio ambiente. Agora, além de florida, a Avenida Dionísio Lothário Chassot está devidamente arborizada, concluindo-se que a mudança valeu a pena.

E assim será com as demais ruas e logradouros públicos de Tapera. As alterações ocorrerão inicialmente nas ruas que receberão o asfalto e depois, paulatinamente, se estenderão por toda a cidade. É um projeto para vários anos, que começou a ser implementado, repita-se, em janeiro de 2009.

Fonte: site do municipio

FROTA MUNICIPAL RENOVADA

Tapera

Com a aquisição de mais cinco veículos novos, a frota oficial da Prefeitura de Tapera está renovada quase que em sua totalidade, atendendo as expectativas e os objetivos da gestão 2009-2012. Restariam ainda a serem trocados, dois caminhões que atendem a secretaria da Infraestrutura. Veículos novos representam economia para os cofres públicos. Além de promoverem economia de combustível, não geram oficina e despesas de manutenção e prejuízo por dias parados.

Para aquisição dos novos veículos - um Uno Mille (departamento de Ação Social), uma Camionete Strada (secretaria da Infraestrutua), uma Doblô e uma Kombi(secretaria de Educação e Cultura) e uma Doblô(secretaria da Saúde) - foram vendidos em recente leilão, uma retroescavadeira Case 580l 4x2 ano 1999, uma Kombi a gasolina, um automóvel VW Parati 1.8 ambulância, a gasolina, ano 2000, um automóvel Fiat Uno CS IE 1.5, a gasolina, ano 1995 modelo 1996 e um automóvel Santana 2.0 MI 2000.

fonte: site do municipio

PROJETO CULTURALTEM INICIO

Quinze de Novembro

        Resgatar a cultura musical da comunidade de Quinze de Novembro, que sempre foi marcada por tradições típicas dos colonizadores que constituíram o município é o objetivo do projeto “Resgatando Talentos”. Promovido pela rádio comunitária Sintonia em parceria com a Administração Municipal, a comunidade terá um espaço para divulgar talentos e participar da programação da rádio do município.

Na tarde deste sábado, das 15 às 17 horas, será a primeira edição do programa. O local da transmissão será o Cachorrão do Luís, no centro da cidade. Com a aquisição da unidade móvel através do convênio com a administração, as próximas edições do programa serão transmitidas de diferentes bairros da cidade e localidades do interior. Já estão abertas as inscrições para pessoas de todas as idades, que queiram divulgar talentos como apresentações musicais, declamações de poesias, causos, piadas, etc. As participações serão individuais ou em grupos. As inscrições podem ser feitas no local, antecipadamente na sede da emissora, ou pelos telefones 3322 1376 ou 91991709.

O projeto incentiva a aproximação da comunidade com a rádio e também faz parte do compromisso da administração municipal de manter vivas as raízes culturais do município.

TUDO PRONTO PARA O CENSO

Quinze de Novembro

Recenseadores do IBGE definem áreas de trabalho em Quinze de Novembro

        RecenseadoresIBGE Na próxima segunda-feira iniciam os trabalhos  do Censo 2010 e durante esta semana os seis recenseadores de Quinze de Novembro estiveram realizando os últimos preparativos para que tudo ocorra normalmente. Reunidos na câmara de vereadores, a equipe do IBGE no município recebeu o prefeito municipal e decidiu os locais em que cada recenseador irá realizar a pesquisa.

        O prefeito Clair Tomé Kuhn incentivou a equipe, destacando a importância dos dados do censo inclusive para o trabalho da administração. Com os dados, será possível adaptar projetos nas áreas de educação, saúde, agricultura, obras, entre outros, conforme as necessidades da população.

       Os recenseadores e seus respectivos locais de atuação são os seguintes:

       Daniela Lamb – setor 1 (Urbano –centro)

        Camila Brenner – setor 12 (Rural – Picada Café)

        Eder Weis – setor 13 (Rural – Sete de Setembro)

       Daniela Kaiserkamp – setor 2 (Santa Clara)

        Rejane Watte – setor 14 (Rural – Esquina Hetzel – Linha Jacuí)

        Miriam Ebbing – setor 2 (Sede Aurora).

        A equipe pretende realizar o censo em dois meses, iniciando na primeira semana de agosto. A colaboração da comunidade também é essencial para o bom trabalho dos recenseadores, que enfrentam problemas quando precisam visitar uma residência que possui cachorros soltos durante o dia, por exemplo. Eles estarão identificados com coletes e crachás do IBGE.