sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESTINO DO LIXO MOBILIZA 5 PREFEITOS

Tapera

   Dando continuidade ao processo de discussão em torno da implementação do projeto de construção de um Aterro Sanitário e de uma Central de Triagem e Compostagem, na tarde desta terça-feira, 13, foi realizada reunião no gabinete do prefeito Ireneu Orth em Tapera com a presença de prefeitos e Diretores dos Departamentos de Meio Ambiente de Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Não Me Toque e Victor Graeff Diante dos problemas inerentes ao recolhimento e destinação do lixo urbano, estes municípios iniciaram as conversações objetivando a formação de um consórcio, com o que entedem seja possível eliminar os problemas comuns originários de um serviço terceirizado que está deixando a desejar. Na sermana passada foi realizada a primeira reunião em Lagoa dos Tres Cantos, oportunidade em que cada município relatou sua realidade ambiental e cultural na questão do recolhimento dos resíduos domiciliares, como também a quantidade de lixo orgânico e inorgânico produzidos, além de como se executa o destino final atual dos mesmos.

No encontro de Tapera esta exposição foi ampliada enfatizando-se a consciência de que a questão do lixo deve ser assumida pelos municípios através de um consórcio regional. “ É sábido que a legislação está cada vez mais rigorosa e os municípios precisam se organizar e é ísso que estamos fazendo” sintetizou o prefeito Ireneu Orth. São tratativas iniciais que estão acontecendo e a previsão é que haja mesmo a execução de um projeto regionalizado de coleta, reciclagem e destinação do lixo urbano neste municípios. Os trabalhos devem evoluir a partir do esboço de um projeto elaborado pelo Biólogo Jackson Muller, em cima do que, será feito o diagnóstico da realidade projetando a solução do problema que é comum de todos e que precisa ser encarado fortemente pelos administradores municipais.

O próximo passo agora é uma visita a uma Central de Reciclagem em Três Passo no dia 20 de julho, estando prevista também, para o dia 23, a vinda de um técnico alemão para falar como essa questão do lixo é administrada na Europa.

MUNICIPIOS AVALIAM ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quinze de Novembro

Gestores Municipais de Assistência Social da região realizam reunião em Quinze de Novembro

        Quinze de Novembro foi sede do encontro do COEGEMAS/AMAJA – Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Alto Jacuí , realizado na última quinta-feira, dia 15, no auditório da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes representantes dos municípios do Alto Jacuí, gestores e técnicos da área de assistência social. Dentre os assuntos discutidos, definiu-se a data da Conferência Regional das Pessoas com Deficiência (PCD’S), que será no dia 16 de agosto na cidade de Carazinho.

       A diretora do Departamento de Assistência Social de Quinze de Novembro avaliou de forma positiva o encontro o qual ocorre mensalmente na região. Além de definir projetos e metas para os próximos meses, a reunião contribui para a atualização e troca de informações, experiências e saberes relacionados à política de assistência.

CONSELHO DEFINE PROJETOS DE EDUCAÇÃO

Quinze de Novembro

Conselho de Educação define projetos para a rede municipal de ensino

        Na tarde de quarta-feira, dia 14, o Prefeito Municipal Clair Tomé Kuhn e os membros do Conselho de Educação estiveram reunidos na sala do Conselho, junto ao prédio da Emater, em Quinze de Novembro. A equipe do departamento de educação expôs as principais metas e ações para o próximo ano na rede municipal de ensino, que foram avaliadas pelos membros do conselho.

Na reunião, foram discutidos os planos de ensino para o 6º ano de nível fundamental, que terá a primeira turma a partir de 2011. A coordenadora de Educação Maidi Schneider também apontou os projetos em relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que visa a melhor adaptação, através da implantação de uma sala de recursos. também foi abordada a necessidade de o município ter um prédio com amplo espaço físico para a escola Progresso. A equipe do departamento de educação já solicitou a obra para o Programa de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação. Porém, é preciso a aprovação do projeto pelo MEC. O Conselho e o Departamento Municipal de Educação buscam aprimorar os projetos na área educacional para proporcionar em todas as escolas do município.