sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESTINO DO LIXO MOBILIZA 5 PREFEITOS

Tapera

   Dando continuidade ao processo de discussão em torno da implementação do projeto de construção de um Aterro Sanitário e de uma Central de Triagem e Compostagem, na tarde desta terça-feira, 13, foi realizada reunião no gabinete do prefeito Ireneu Orth em Tapera com a presença de prefeitos e Diretores dos Departamentos de Meio Ambiente de Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Não Me Toque e Victor Graeff Diante dos problemas inerentes ao recolhimento e destinação do lixo urbano, estes municípios iniciaram as conversações objetivando a formação de um consórcio, com o que entedem seja possível eliminar os problemas comuns originários de um serviço terceirizado que está deixando a desejar. Na sermana passada foi realizada a primeira reunião em Lagoa dos Tres Cantos, oportunidade em que cada município relatou sua realidade ambiental e cultural na questão do recolhimento dos resíduos domiciliares, como também a quantidade de lixo orgânico e inorgânico produzidos, além de como se executa o destino final atual dos mesmos.

No encontro de Tapera esta exposição foi ampliada enfatizando-se a consciência de que a questão do lixo deve ser assumida pelos municípios através de um consórcio regional. “ É sábido que a legislação está cada vez mais rigorosa e os municípios precisam se organizar e é ísso que estamos fazendo” sintetizou o prefeito Ireneu Orth. São tratativas iniciais que estão acontecendo e a previsão é que haja mesmo a execução de um projeto regionalizado de coleta, reciclagem e destinação do lixo urbano neste municípios. Os trabalhos devem evoluir a partir do esboço de um projeto elaborado pelo Biólogo Jackson Muller, em cima do que, será feito o diagnóstico da realidade projetando a solução do problema que é comum de todos e que precisa ser encarado fortemente pelos administradores municipais.

O próximo passo agora é uma visita a uma Central de Reciclagem em Três Passo no dia 20 de julho, estando prevista também, para o dia 23, a vinda de um técnico alemão para falar como essa questão do lixo é administrada na Europa.

Nenhum comentário: