Por Carolina Lopes
De acordo com os trabalhos que vem sendo realizados desde dezembro de 2008, confirmou-se neste mês de abril que a Região Turística Rota das Terras passará a partir de agora a ser a 11ª Região Turística do Estado do RS, atendendo 22 municípios que compõem o Consórcio. O fato foi aprovado na ultima sexta-feira dia 17 de abril em reunião no município de Carazinho, que contou com a participação de técnicos e secretários de turismo de toda a região e de municípios da Região Turística Cultura e Tradição, que abrange cidades como Passo Fundo.
Segundo o mapeamento geográfico do Ministério do Turismo, a Rota das Terras, pertencia até então a Macrorregião Turística Central, dividindo as atividades com outras rotas turísticas que integram municípios como Santa Maria e Cachoeira do Sul, cidades estas com grandes diferenças turísticas, culturais e econômicas, fatores este que dificultavam o trabalho integrado de desenvolvimento das atividades.
Porém, com este novo mapeamento geográfico, a Rota das Terras, passa a tornar-se uma região única, recebendo um destaque ainda maior a nível Estadual e Federal, benefícios estes que certamente serão de grande importância em nível de turismo para nossa região.
Segundo o presidente do Comaja, Prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos, esta foi uma grande conquista para a região, a qual certamente a partir de agora, receberá um destaque maior no que se refere o turismo e desenvolvimento regional, facilitando assim, a busca de recursos, comercialização de roteiros e diversos outros fatores que contribuíram com o trabalho.
No dia 05 de junho, será realizado o 2º Seminário Regional de Turismo e Meio Ambiente e a 2ª Mostra de Turismo Rota das Terras, no município de Carazinho, que contará com a participação do Secretário de Turismo do Estado do RS, o qual certamente trará diversas novidades para o turismo regional.