sexta-feira, 18 de setembro de 2009

EXPOQUINZE VIRA REALIDADE

Quinze de Novembro

   Com o lançamento oficial da 10ª Edição da Exposição Feira de Quinze de Novembro, os trabalhos a partir de agora parte para o setor de venda de stands bem como da parte organizacional. A Expoquinze acontece de 04 a 06 de dezembro.

  Durante o lançamento da Expoquinze que aconteceu na quarta-feira, dia 16, os participantes já puderam ter uma idéia do que está sendo preparado para o evento. Coube ao Coordenador Geral da Feira, Jaqueson Kempf explanar o que se pretende realizar este ano. Dentre as novidades está a vinda de uma equipe de rodeios do Paraná, que estarão participando de disputas a nível nacional na ocasião. Também estão confirmados shows com duplas sertanejas e bandas regionais e locais. Houve um aumento no espaço dos expositores, passando de 100 para 150 stands.

   Já o prefeito Clair Kuhn destacou que eventos como este só são possíveis graças a participação de todas as entidades do municipio. Ele disse que a Expoquinze será uma oportunidade da indústria, do comércio, do artesanato e da agropecuária da região demonstrarem suas potencialidades.

   A Expoquinze deste ano terá um restaurante com 600 m2 de área, sendo que para a visitação pública não haverá cobrança de ingressos. Somente quem quiser assistir aos shows terá que desembolsar o valor do ingresso.

PREFEITO E VICE ESTÃO LIVRES DE CASSAÇÃO

Fortaleza dos Valos

   Desde a última terça-feira, os mandatários do município estão mais aliviados. Tudo se deve ao julgamento dos processos em que os dois estavam inclusos, onde haviam perdido o mandato em primeira instância.

   Com os recursos apresentados ao TRE, Ari Jose Bonaldo Pegoraro e se vice Flávio Elicker obtiveram ganho de causa no julgamento realizado em Porto Alegre, e com isso estão livres de cassação podendo administrar o municipio com mais tranquilidade. Eles foram acusados de distribuir material de construção durante a campanha, mas por insuficiencia de provas foram liberados. Outro processo tratava da questão do prazo do recurso também os absolveu, pois o Tribunal entendeu que os dois também deveriam ter sido comunicado da cassação em primeira instância e não somente os seus defensores. Eles ainda haviam sido condenados a uma pena de um ano de 9 meses de reclusão e mais multa, e igualmente foram absolvidos.

MUNICIPIOS PREOCUPADOS COM APPs

Quinze de Novembro

   O Prefeito Clair Kuhn esteve na quinta-feira em Porto Alegre para encontro com a direção da CEEE, a fim de discutir o problemas das áreas de preservação permanente na orla da Barragem do Passo Real. Ele esteve acompanhado de outros prefeitos da região, além de secretários da agricultura, presidentes de sindicatos e vereadores.

   Segundo Clair, a agenda foi marcada pelo Secretário Estadual Marco Alba, onde o presidente da estatal Sérgio de Moraes deu a entender que está ciente da situação enfrentada pelos agricultores, mas que existe uma lei para ser cumprida. Os representantes da região disseram que ninguém quer descumprir a legislação, mas que a  CEEE também precisa fazer a parte que lhe cabe no processo, já que existe uma área de dominio da estatal que também não cumpre com as suas obrigações com relação as APPs. O prefeito destaca que o que não pode acontecer agora é simplesmente chegar e dizer que os agricultores precisam abandonar uma area de 100 metros ao longo da barragem, pois isso inviabilizaria muitos produtores. Ele disse que se a lei for cumprida na íntegra, 500 familias seria prejudicas, sendo 150 delas só em Quinze de Novembro. O prejuízo financeiro dos municipios hoje chegaria aos 11 milhões de reais ano, tanto na soja como no leite.

   O prefeito Clair Kuhn destacou ainda que não é só a nossa região que está preocupada com a situação, tanto que a FAMURS está criando uma comissão para lidar do assunto em todo o estado e ele estará fazendo parte dela.