quinta-feira, 5 de novembro de 2009

UM CELEIRO DE MÚSICOS(DA SEÇÃO RECORDAR)

Quinze de Novembro

BANDA 25 DE JULHO  Quinze de Novembro há vários anos se destaca na cultura, e dentre as culturas estão os músicos que existem no municipio, que vem se perpetuando, passando de geração em geração. O municipio foi responsável pela criação de vários conjuntos e bandas musicais, dentre as quais podemos citar Banda 25 de Julho(foto 1). Existem várias familhas de músicos em Quinze de Novembro, onde podemos mencionar as familias Maurer, Schneider, Dietrich, Goelzer e Klein.  Vários músicos, não somente de Quinze de Novembro e sim de toda a região, foram alunos do Professor Ervin Muller Klein que contribuiu bastante com a musica. Passam-se os anos e este dom musical continua enraizado na comunidade e o trabalho de divulgação continua graças a outras familias como a Petry, a Ruppenthal e a Blasi. É extremamente importante continuar ouvindo e apreciando este trabalho que em alguns casos e feito de forma voluntaria em prol de uma cultura que já existe á varios anos.

AlemaoII

Conjunto de 1956. N foto estão Anselmo Krug, Elvin Lamb, Osmar Klein, Ervin M. Klein, Valter Lamb e Bruno Pause.

 

 

 

CONJUNTO

Foto 3: Itomar Schneider, Carlito Schneider, Anildo Goelzer, Arsenio Irineu Maurer, Carlos Schneider, Levino Klein, Frederico Schneider, Anildo Dietrich.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

SANTA CLARA E GRÊMIO AURORA SÃO LIDERES

Quinze de Novembro

   Depois de quatro rodadas o Municipal de Campo tem dois líderes na categoria Principal. Santa Clara e Grêmio Aurora com 8 pontos estão na ponta da tabela. Já no Aspirante, o destaque fica com o Progresso, que mesmo perdendo na rodada lidera com 9 pontos. Nos Veteranos também duas equipes lideram: Progresso e Gaúcho tem 9 pontos ganhos.

   A rodada começou no sábado e teve estes resultados. No Aspirante, Santa Clara 2 x 2 Gaúcho, e Quinze de Novembro 3 x 3 Grêmio Aurora. No Principa, Santa Clara 3 x 0 Gaúcho, e Quinze de Novembro e Grêmio Aurora empataram em 1 x 1.

   No domingo pela manhã, nos Veteranos, Riograndense 2 x 0 Grêmio 25 de Julho e Floresta 2 x 10 Progresso. Nos Aspirantes, o Riograndense venceu o 25 de Julho por 2 x 0 enquanto que o Floresta fez 3 x 0 no Progresso. Já na categoria Principal, o Riograndense venceu a primeira fazendo 1 x 0 no 25 de Julho, gol de Nino aos 48 do segundo tempo. No outro jogo o Floresta foi batido em casa pelo Progresso por 2 x 0.

   Segundo o coordenador de Esportes Evaldir Klein, o campeonato para por duas semanas pelo menos. Isso deve-se a colheita do trigo e da cevada, bem como o preparo das lavouras de verão, principalmente a soja.

SOL NASCENTE VENCE E LIDERA

Fortaleza dos Valos

   A penúltima rodada da Copa Municipio de Fortaleza dos Valos teve mais três jogos no domingo e já encaminhou duas equipes para a próxima fase. Sol Nascente e Morada do Sol já garantiram vaga e só esperam seus adversários.

   Sol Nascente e Morada do Sol por sinal, abriraram a rodada na parte da manhã, com a vitória do Sol Nascente por 1 x 0, gol de Augusto. Na primeira partida da tarde, o Palmeiras mesmo tendo só 11 jogadores, não tomou conhecimento dos Amigos da Baixada e aplicou 5 x 0. Os gols foram marcados por Fabinho 2 x, Juliano, Laurício e Jonas. Fechando a rodada, o Jornal O Correio encaminhou sua vaga vencendo a UECO por 3 x 1. A classificação tem o Sol Nascente com 12 pontos, Morada do Sol com 9, Palmeiras 8, Jornal O Correio com 7, Kafagestes e Amigos da Baixada com 5 e UECO com apenas 2 já esta fora da disputa.

    A última rodada acontece no domingo, com o enfrentamento entre Palmeiras x Kafagestes pela manhã. Á tarde, ás 15 horas jogam Jornal O Correio x Amigos da Baixada, e ás 17 horas, tem Morada do Sol x UECO.

PIRACEMA JÁ TROUXE PROBLEMAS

Fortaleza dos Valos

   Aos menos desavisados a época da Piracema, quando é proibido pescar, a não ser somente com caniço de mão, começou no último sábado. Esta é a época de reprodução dos peixes, mas parece que alguns pescadores insistem em não obedecer.

   Segundo informações da Brigada Militar de Fortaleza dos Valos, a Patram(Patrulha Ambiental da BM), efetuou a apreensão de material proibido para a pesa neste período, juntamente com os pescadores. Os nomes do envolvidos não foram divulgados. Eles terão que responder a inquérito por crime ambiental, além de sofrerem multa que não foi estipulada.