Tapera
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, foi apresentado o Relatório do Diagnóstico do Planejamento Estratégico Regional do Corede do Alto Jacuí. A apresentação foi feita pelo professor da Unicruz, Carlos Eduardo Moreira Novaes, com uma ampla explanação da metodologia da elaboração do planejamento estratégico que acabou indicando as estratégicas da micro-região. Ele explicou inicialmente que o trabalho iniciou por um diagnóstico quantitativo e qualitativo da região, com a reunião de dados através de fontes oficiais de informação, fornecendo a realidade dos 14 municípios que integram o Corede Alto Jacuí. A partir daí, com reuniões municipais, as lideranças locais analisaram e fizeram a indicação das potencialidades, que servirão agora como direcionamento de ações tanto do poder público como privado para os próximos anos.
No caso de Tapera, que faz parte da micro-região 02, junto com os municípios de Selbach, Ibirubá, Colorado e Quinze de Novembro, as potencialidades indicadas são pela ordem: agroindústria, metal mecânica, educação, saneamento e agricultura. Este é um trabalho que reforça o projeto do Orçamento Participativo, que enseja a participação popular nas decisões de prioridades locais e regionais para a destinação de recursos estaduais. Da mesma forma, enseja o alinhamento de investimentos regionais, com o objetivo de focar e fortalecer as potencialidades da região, mostrando o nosso norte e buscando fortalecer alguns pilares de desenvolvimento e que tenham uma interligação, oportunizando e facilitando a aplicação de recursos do governo Estadual.
O relatório com as amplas informações foi gravado num CD, que ficará á disposição dos municípios para que se possa fazer uma análise mais abrangente possibilitando a aplicação de ações e projetos das administrações municipais.