sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MUNICIPIOS PREOCUPADOS COM APPs

Quinze de Novembro

   O Prefeito Clair Kuhn esteve na quinta-feira em Porto Alegre para encontro com a direção da CEEE, a fim de discutir o problemas das áreas de preservação permanente na orla da Barragem do Passo Real. Ele esteve acompanhado de outros prefeitos da região, além de secretários da agricultura, presidentes de sindicatos e vereadores.

   Segundo Clair, a agenda foi marcada pelo Secretário Estadual Marco Alba, onde o presidente da estatal Sérgio de Moraes deu a entender que está ciente da situação enfrentada pelos agricultores, mas que existe uma lei para ser cumprida. Os representantes da região disseram que ninguém quer descumprir a legislação, mas que a  CEEE também precisa fazer a parte que lhe cabe no processo, já que existe uma área de dominio da estatal que também não cumpre com as suas obrigações com relação as APPs. O prefeito destaca que o que não pode acontecer agora é simplesmente chegar e dizer que os agricultores precisam abandonar uma area de 100 metros ao longo da barragem, pois isso inviabilizaria muitos produtores. Ele disse que se a lei for cumprida na íntegra, 500 familias seria prejudicas, sendo 150 delas só em Quinze de Novembro. O prejuízo financeiro dos municipios hoje chegaria aos 11 milhões de reais ano, tanto na soja como no leite.

   O prefeito Clair Kuhn destacou ainda que não é só a nossa região que está preocupada com a situação, tanto que a FAMURS está criando uma comissão para lidar do assunto em todo o estado e ele estará fazendo parte dela.

Nenhum comentário: