Acompanhado pela governadora Yeda Crusius, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), participou nesta quinta feira (09), em Cruz Alta, da solenidade de inauguração da nova planta industrial da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) para produção de leite em pó. Em uma primeira etapa, a fábrica deverá processar 1 milhão de litros de leite por dia.
Para o deputado, o pontapé inicial das atividades da cooperativa, no quilômetro 148 da rodovia Cruz Alta-Ijuí, trará importantes avanços para a economia da região. “Este é um empreendimento que está modificando a realidade regional. É mais trabalho e renda para os produtores e desenvolvimento para os municípios”, disse Westphalen. O investimento, nesta fase inicial, é de R$ 120 milhões, com geração de 230 empregos diretos e cerca de 1.400 indiretos.
O líder do governo também destacou os benefícios sociais e econômicos que serão gerados pela nova indústria à região, como o aumento da produtividade leiteira, a partilha do ICMS entre os municípios locais e o estímulo ao setor de serviços, entre outros. “Estamos trilhando um novo caminho de prosperidade, competitividade e crescimento para toda a região. Isso é motivo de grande satisfação para todos os que, assim como eu, se empenharam com grande afinco e determinação em prol desta importante conquista”, registrou o deputado.
Conforme a diretoria da CCGL, o plano da cooperativa é manter a unidade com metade da produção no mercado interno e metade embarcada para fora do país, ainda no começo de 2009. Na segunda fase, em 2011, a meta é ampliar a produção para 2,7 milhões de litros, com a inclusão de uma unidade específica para a produção de queijos.
A CCGL ainda trabalha com a hipótese de, em uma terceira etapa, elevar o volume de processamento para cerca de 6 milhões de litros por dia, o que levaria a cooperativa à condição de maior indústria de beneficiamento de leite da América Latina. “Não tenho dúvidas de que esse patamar invejável será atingido em poucos anos. Seremos um parque industrial de referência para o Estado, o País e o mundo“, concluiu o progressista.
A CCGL possui 40 cooperativas associadas, que integram 160 mil produtores de cerca de 350 municípios gaúchos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário